top of page

5 sinais de autossabotagem que podem estar prejudicando sua vida

  • Luciane Domanski
  • 23 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de mai. de 2023

A autossabotagem é um comportamento que as pessoas utilizam para sabotar suas próprias metas e objetivos, e pode ser resultado de uma variedade de fatores, incluindo experiências passadas, crenças limitantes, inseguranças e medo do fracasso ou do sucesso. São pensamentos e sentimentos negativos que vêm acompanhados de decisões e comportamentos autodestrutivos. Existem muitos sinais de autossabotagem que podem prejudicar sua vida. Neste artigo estão alguns dos mais comuns:


ree

Procrastinação

A procrastinação é um dos comportamentos mais comuns da autossabotagem, ela pode se manifestar de várias maneiras, como assistir televisão, navegar na Internet ou até mesmo limpar a casa em vez de trabalhar em projetos importantes. Quando procrastinamos, adiamos tarefas importantes e prioridades em vez de enfrentá-las de frente, podendo ser um sinal de autossabotagem.


Perfeccionismo

O perfeccionismo é um comportamento autossabotador que pode nos impedir de progredir em nossas vidas. Quando nos esforçamos para ser perfeitos, colocamos pressão desnecessária em nós mesmos. Além disso, o perfeccionismo pode nos impedir de tentar coisas novas ou de nos arriscar, o que pode limitar nosso potencial de crescimento pessoal e profissional. Buscar a perfeição pode ser uma armadilha, muitas vezes levando a procrastinação, estresse e insegurança.


Falta de confiança

Quando uma pessoa passa por períodos de autossabotagem, esse incômodo se intensifica e se transforma em um medo extremo de falhar. Isso ocorre porque, quando uma pessoa não tem confiança em si mesma, ela pode se sentir insegura e duvidar de suas próprias habilidades e capacidades, ficando estagnada sempre no mesmo lugar e não se sentindo capaz de realizar grandes coisas


Negatividade constante

A negatividade está relacionada com a autossabotagem de várias maneiras. Quando uma pessoa se concentra nas coisas negativas em vez das positivas, pode levar a uma baixa autoestima e autoconfiança. Além disso, a negatividade pode levar a pensamentos e comportamentos autodestrutivos, levando a pessoa a desistir facilmente diante de desafios e a se sentir desencorajada, o que pode levar à autossabotagem.


Falta de organização

A falta de organização pode contribuir para a autossabotagem, quando uma pessoa não é organizada, ela pode se sentir sobrecarregada e desorganizada, o que pode levar a uma sensação de desesperança e incapacidade de enfrentar tarefas importantes. A falta de organização pode levar a um tempo desperdiçado em tarefas não essenciais, o que pode reduzir a eficácia da pessoa, assim, perdendo prazos importantes e ficando sobrecarregada com tarefas atrasadas, o que pode levar a mais autossabotagem. Isso pode levar a um ciclo vicioso de autossabotagem, onde a pessoa se sente incapaz de lidar com tarefas importantes e, portanto, adia ainda mais a realização delas.


Lembre-se de que a autossabotagem é um comportamento aprendido e, portanto, pode ser mudado com a prática e a conscientização. Se você se identifica com algum desses comportamentos, pode ser útil buscar ajuda de um profissional de saúde mental para superar esses comportamentos autodestrutivos. Ele pode te ajudar a desenvolver novas estratégias de enfrentamento, identificar e superar crenças limitantes, aumentar a autoestima e a autoconfiança . Ao reconhecer e superar a autossabotagem, podemos alcançar nossos objetivos e levar uma vida mais satisfatória e bem-sucedida.

Fale comigo

Tudo bem buscar ajuda

Agende agora mesmo uma consulta e vamos conversar.

logo_luciane_domanski_psicologa

Horário de atendimento

Segunda a Sexta: 08h às 21h
Sábado: 09h às 13h

Agende um horário:

Por WhatsApp (11) 9 5765-0872

bottom of page